Frankenstein Conquers the World , (lançado no Japão como Frankenstein contra Subterranean Monstro Baragon ( フランケンシュタイン対地底怪獣バラゴン Furankenshutain Tai Chitei Kaiju Baragon ) ) é um 1965 Kaiju filme. Um japonês / americano co-produção, produzido pela Toho do Japão e Henry G. Saperstein empresa UPA da América. Dirigido por Ishiro Honda e com efeitos especiais Eiji Tsuburaya , o filme estrelado por Hollywood ator Nick Adams , ao lado de atores japonês Tadao Takashima e Kumi Mizuno .
Este foi o primeiro de dois Toho / UPA co-produzidos filmes com tamanho gigante Frankenstein monstros. A sequela chamada Guerra dos Gargantuas foi produzido no ano seguinte.
O filme foi lançado nos cinemas nos Estados Unidos no Verão de 1966 pelo American International Pictures .
Plot
[ editar ]
O prólogo está situado a Alemanha nazista durante os dias finais da Segunda Guerra Mundial . A Kriegsmarine Officer, ladeado por três Commandos, barcaças para o laboratório de um Riesendorf Dr., com ordens de apreender o coração imortal do monstro de Frankenstein, em que Riesendorf está ocupado experimentando. O coração é sumariamente transportado por U-Boat para ser passado aos seus aliados japoneses através do Atlântico. No Oceano Índico , ao largo da Maldivas , o U-Boat reúne-se com um japonês submarino da Marinha Imperial para fazer a troca. Eles são avistados por uma das Forças Aliadas avião batedor e bombardeada, mas não antes da Kriegsmarine passar o coração (contido em um baú trancado) para os japoneses, que levá-lo de volta para Hiroshima para a experimentação mais longe. Mas, assim como os experimentos estão prestes a começar, Hiroshima é bombardeada pelas forças aliadas, e o coração e os experimentos desaparecem na bola de fogo atômico.
Quinze anos mais tarde, em 1960, um garoto selvagem corre solta nas ruas de Hiroshima, captura e devorando pequenos animais, como cães ecoelhos . Isso chama a atenção do americano cientista Dr. James Bowen e seus assistentes Sueko Togami e Ken'ichiro Kawaji. Um ano depois (1961), que investigar e encontrar o menino escondido em uma caverna em uma praia, onde uma multidão de aldeões enfurecidos quase o pegou.Enquanto o menino estranho chama a atenção da mídia e é cuidado pelos cientistas, um outro evento surpreendente escapa dos olhos do público.Uma vez que o menino é levado para o hospital, descobriu-se que ele é caucasiano e seu corpo está construindo uma forte resistência à radiação ao invés de ficar doente por isso.
O ex-oficial da Marinha Imperial Kawai, que trouxe o coração do monstro de Frankenstein para o Japão na Segunda Guerra Mundial, está agora trabalhando em uma fábrica de óleo na Prefeitura de Akita , quando um terremoto repentino abala os alicerces da refinaria e um colapso da torre de perfuração offshore. Como o terreno divide aberto, Kawai, por um momento, vislumbra-se um visage, monstruoso desumano olhando através da fissura, e um brilho sobrenatural, antes de ser obscurecido por colapso destroços.
Enquanto isso, o Dr. Bowen e os cientistas acham que o menino estranho está crescendo em tamanho, devido à ingestão de proteína . Com medo de sua força, os cientistas bloquear e cadeia o rapaz em uma cela e Sueko, que realmente se importa com ele, alimenta-lhe algum alimento de proteína para sustentá-lo. Enquanto isso, o Dr. Bowen é visitado por Kawai, que lhe diz que o menino poderia ter crescido a partir do coração do monstro de Frankenstein, como o menino foi visto em Hiroshima mais de uma vez antes. No conselho de Bowen, o Dr. Kawaji confere com o Dr. envelhecimento Riesendorf em Frankfurt. Riesendorf diz Kawaji da história do Monstro de Frankenstein e sua imortalidade notável virtual, devido à ingestão de proteínas. Riesendorf recomenda cortar o braço do monstro ou perna, especulando que um novo vai voltar a crescer. Quando se relaciona isso aos seus colegas cientistas em seu retorno ao Japão, Sueko se opõe fortemente a este método, temendo que nada pode voltar a crescer. Mesmo quando Bowen sugere que esperar mais um pouco para pensar sobre isso, Kawaji tenazmente tenta cortar um dos membros do monstro agora gigantesca. Ele é interrompido por uma equipe de TV, que permite Kawaji para filmar o monstro, apesar de enfurecer-lo com as brilhantes luzes brilhantes do estúdio voltadas para sua face. O monstro, doravante conhecido como "Frankenstein", se desprende e vai em fuga da polícia japonesa. Não é um encontro de concurso entre o monstro e Sueko na varanda de seu apartamento antes que ele tem de fugir.
Embora Frankenstein está na corrida, ele viaja para muitos lugares, a partir de Okayama (onde ele come mais animais) para o Monte Ibuki , onde terminam os seus primitivos atividades infantis (jogando árvores em pássaros e tentar interceptar um javali) em desastre.
Sem o conhecimento de Bowen e os cientistas, Baragon, o monstro Kawai viu anteriormente, vai em um rampage. Túneis sob a terra, ele salta para fora e devasta aldeias, comer pessoas e animais e deixando destruição em seu rastro. As pessoas acreditam que este é Frankenstein fazendo, eo monstro incompreendido escapa sendo caçado pelos militares. Antes de Bowen e seus assistentes não têm escolha a não ser demitir Frankenstein, Kawai retorna para dizer-lhes que Frankenstein não pode ser responsável pelos desastres: poderia ser o monstro (Baragon), ele viu em Akita. Ele tenta convencer as autoridades, mas sem sucesso. Kawaji ainda deseja a sorte cientistas em encontrar Frankenstein.
Bowen, Sueko, e Kawaji então formar um grupo de busca e aventurar-se na floresta em que eles acreditam Frankenstein está escondendo. Mas Kawaji, para o choque de Bowen e Sueko, então passa a tentar matá-lo, acreditando que Frankenstein poderia ser perigoso por sua própria natureza, e nem mesmo Sueko poderia domá-lo. Ele pretende cegá-lo com granadas químicas e capturá-lo para recuperar o seu coração e cérebro. Prensas Kawaji em encontrar Frankenstein, e ao invés disso encontra Baragon. Kawaji e Bowen tentam em vão deter o monstro com as granadas, e quando está prestes a comer Sueko, Frankenstein vem para o resgate. A batalha cataclísmica entre os dois monstros gigantes, então, começa. Após a luta, a área onde a luta ocorreu começa a tremer, e então ambos os monstros são sugados para dentro da terra.
[ editar ]Final Alternativo
Na década de 1960 muitos alambiques apareceu no gênero influentes da revista Famous Monsters de Filmland que mostraram Frankenstein lutando contra um polvo gigante (Oodako), que já havia sido visto no filme King Kong vs Godzilla . Esta cena jamais apareceu em qualquer impressão do filme, incluindo a versão original japonesa. Quando este filme estava em produção, revistas comerciais no momento listados título deste filme como Frankenstein vs The Devilfish giganteque levou a ainda mais confusão sobre essa seqüência misteriosa. Não foi até que anos depois que a história foi disponibilizado aos fãs do gênero através da exposição de publicações japonesas e uma entrevista com Ishiro Honda o diretor de filmes. A cena foi filmada especificamente para a versão americana do filme, mas nunca foi utilizado em última instância. Como explicou Honda se desculpando: "O filme foi feito em co-produção com uma empresa americana, Bento Pictures Corporation Os chefes foram tão surpreso com as cenas de polvo. King Kong vs Godzilla , que pediu para incluí-lo no roteiro, mesmo em Apesar da lógica. Então nós filmamos algumas cenas com o polvo gigante, mas, no final, eles ficaram de fora do quadro. "
Os americanos co-produtores estavam esperando uma batalha naval com base e, finalmente, sentiu a cena não iria trabalhar e nunca usá-lo. Quando Bento Fotos iria co-produzir o filme sequelaGuerra dos Gargantuas com Toho, no ano seguinte, uma seqüência de polvo seria tiro de novo (uma batalha naval com base entre o Oodako e Gaira) que permanecem intactos em ambas as versões do filme.
Na edição de vídeo japonês de Frankenstein Conquers the World , que descartadas cena foi marcado no como um "final alternativo". Além desta cena, a American International Pictures (a filmes Distribuidor EUA) solicitou várias cenas de um Frankenstein mais violento. Ao contrário do final não utilizado, essas cenas foram usadas na versão americana.
[ editar ]Elenco
- Dr. James Bowen - Nick Adams (voz ator japonês: Goro Naya )
- Dr. Ken'ichiro Kawaji - Tadao Takashima
- Dr. Sueko Togami - Kumi Mizuno
- Capitão Kawai - Yoshio Tsuchiya
- Murata - Yoshifumi Tajima
- Hiroshima cirurgião - Takashi Shimura
- Dr. Riesendorf - Peter Mann (dublador japonês: Kazuo Kumakura )
- Tazuko Tooi - Keiko Sawai
- Frankenstein - Koji Furuhata
- Young Frankenstein - Sumio Nakao
- Baragon - Haruo Nakajima
[ editar ]Produção
Toho sempre foi interessado no personagem Frankenstein, como anos antes produtor Tomoyuki Tanaka tinha originalmente encomendado um filme chamado Frankenstein contra o Vapor Humanos (フランケンシュタイン対ガス人間- Furankenshutain tai Gasu Ningen), com um projecto escrito por Kimura. Isto também segue-se com o vapor Humanos (1960), como Mizuno encontra o corpo do monstro de Frankenstein, e revive-lo, para que ele possa ajudá-lo a usar a fórmula de Frankenstein para reviver sua amada namorada Fujichiyo (que morreu no final do referido filme) .Isso também deveria ser Toho co-metragem com o lançamento japonês de My Fair Lady .
Em 1962, Toho comprou um script de um produtor independente da América chamado John Beck chamado King Kong vs Prometheus . Beck havia roubado o tratamento história (que foi originalmente chamado de King Kong vs Frankenstein ) de Willis O'Brien e teve George Worthing Yates carne ele para fora em um roteiro. Toho queria ter King Kong lutar contra seu próprio monstro Godzilla , em vez de a gigante de Frankenstein na história original e, depois de trabalhar um acordo com Beck, assim como RKO , o detentor dos direitos autorais de King Kong no momento, produziu King Kong vs Godzilla .
Influenciado pelo conceito de monstro de Frankenstein gigante do King Kong vs Frankenstein / King Kong vs Prometeu história, Toho planejava fazer Frankenstein vs Godzilla como um acompanhamento para King Kong vs Godzilla . Escrito em 1963 e planejada para uma versão de 1964, a história tratou do coração do monstro de Frankenstein original, tornando-se irradiado e crescendo em um gigante monstro Frankenstein. Com medo do gigante seria começar a comer pessoas, Godzilla seria libertado de uma prisão gelada no JSDF e incitou em uma briga com o monstro na esperança de matá-lo. Apesar de King Kong vs Godzilla já havia sido feito com Godzilla escapar de um iceberg que ele foi preso no final de Godzilla Raids Again , roteirista Kaoru Mabuchi (aka Takeshi Kimura) pensou com Godzilla de desaparecer no oceano no final de que o filme, que a idéia de se tornar Godzilla congelado no Mar do Norte em outra prisão de gelo ainda podia trabalhar. [ 1 ] A história terminaria com Godzilla desaparecer em um fluxo do rio em fúria, enquanto o gigante Frankenstein desaparece no magma.
Toho que a história não faria qualquer sentido, porque o JSDF está tentando obter Godzilla (que ainda era um vilão, neste ponto) para matar Frankenstein porque eles têm medo de Frankenstein vai começar a comer seres humanos. Então, a idéia foi abandonada e Mothra foi trazido como Godzilla próximo adversário para o filme Godzilla vs Mothra (1964).
Toho não desistir da idéia de roteiro original. Em 1965, eles finalmente co produzir a história com o apoio financeiro de Henry G. Saperstein da empresa de filmes UPA . Um oponente dinossauros novo nomeado Baragon foi criado para substituir Godzilla e mais dos conceitos do tratamento história original foram mantidas, incluindo os mesmos personagens, como Dr.Bowen.
[ editar ]Parallels ao material de origem
Há muitas referências à 1931 Frankenstein adaptação para o cinema , uma representação icônica do monstro destaque no famoso livro de Mary Shelley . Em geral, o monstro é conhecido pelo nome de seu criador ("Frankenstein"), ao contrário de "O Monstro de Frankenstein" (que Dr. Bowen se referiu a ele como uma vez neste filme).
[ editar ]Sequel
A sequela deste filme é Guerra dos Gargantuas (intitulado Furankenshutain não Kaijû: Sanda tai Gaira no Japão). No referido filme, pedaços de células Frankenstein se transformar em dois monstros gigantes humanóides: Sanda (o Gargantua Brown) e Gaira (o Gargantua Verde). O primeiro é uma criatura benevolente e amante da paz, o último é assassina e selvagem. Além de uma referência a uma mão decepada, os EUA co-produtores ( United Productions of America ), obscurecido todas as referências a Frankenstein na versão americana, possivelmente porque os dois monstros não poderia ser reconhecido como "Frankenstein" monstros.
[ editar ]lançamento do DVD
Choque de Tóquio
- Lançado : 2007
- Aspect Ratio : Widescreen (2.35:1) ( anamórfico )
- Som : Inglês / Japonês mono e 5.1
- Região 1
- Nota : Inclui três cortes do filme: Japonês, internacionais (com final polvo gigante), e dos EUA.
0 comentários:
Postar um comentário