quarta-feira, 17 de outubro de 2012

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Mothra ( モスラ Mosura ? ) é um 1961 Kaiju filme da Toho Studios , dirigido por gênero regulares Ishiro Honda com efeitos especiais por Eiji Tsuburaya . É o kaiju estréia do roteirista eiga Shinichi Sekizawa , cuja abordagem para o gênero cresceu a proeminência na década de 1960. O filme é estrelado por Frankie Sakai , um popular comediante no Japão na época, e Hiroshi Koizumi , no primeiro de muitos acadêmicos papéis que ele adotaria em tokusatsu . Jerry Ito (transliterado como "Jelly Ito" nos créditos de o EUA release) estrelas no filme, sua única contribuição ao gênero Toho eiga kaiju. Ito também apareceu em 1958 o japonês / EUA co-produção O Manster (aka "Split A") , e em Toho em 1961, fim-de-mundo de ficção científica característica Sekai Daisensou ("A Última Guerra") .
Seu enredo básico foi reciclado em King Kong vs Godzilla e Mothra contra Godzilla (1962 e 1964, também escrito por Sekizawa), eo daikaijuMothra se tornaria um dos Toho mais popular, aparecendo em mais sete Godzilla filmes e sua trilogia própria na década de 1990.


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Uma expedição a uma ilha irradiado traz civilização em contato com uma cultura primitiva nativa. Quando um sensacionalista 
empresário tenta explorar a ilha, sua antiga divindade surge em retaliação.Plot

Em águas infantil Ilha , um local desabitado presumedly para Rolisican testes atômicos , o Daini-Gen'you-Maru é capturado e encalhou na turbulência de um tufão . Uma equipe de resgate após a tempestade encontra quatro marinheiros vivos e estranhamente unafflicted com doença de radiação , que atribuem ao suco forneceu-lhes pela ilha nativos . A história é quebrada por tenaz repórter Zenichiro (também conhecido como "Bulldog" ou "Zen-chan") Fukuda (Sakai) e fotógrafo Michi Hanamura (Kagawa), que se infiltram no hospital examinando os sobreviventes.
A Embaixada Rolisican responde por co-patrocínio de um expediction japonês Rolisican científica conjunta para a Ilha infantil, liderada pelocapitalista Clark Nelson (Ito). Também no expedição são radiação especialista Dr. Harada (Ken Uehara), lingüista / antropólogo Shin'ichi Chujo (Koizumi), e clandestino repórter Fukuda. Chujo tem estudado as culturas de ilhas na área e constatou que um dos principais hieróglifos em sua linguagem escrita, uma estrela em forma de cruz radiante, traduz como Mothra . Há a equipe de descobrir uma vasta selva de mutantes flora, uma tribo nativa, fugaz e duas mulheres jovens apenas 12 centímetros de altura ( o amendoim ). O "Shobijin" (pequenas belezas), como Fukuda dubla eles, desejam que sua ilha para ser poupada de outros testes atômicos. Reconhecendo esta mensagem, a equipe retorna e esconde esses eventos do público.
Nelson, no entanto, retorna para a ilha com uma tripulação de capangas e rapta as meninas, matando diversos nativos que tentam salvá-los. Enquanto os lucros Nelson fora de uma "fadas secretos Show" em Tóquio com o canto as meninas, tanto eles como os nativos da ilha peço seu deus Mothra, um gigante ovo , para ajudar. Fukuda, Hanamura, e comunicar Chujo com as jovens por meio de telepatia ; eles expressam convicção de que Mothra virá em seu auxílio e advertem que "as pessoas boas são a certeza de ser ferido". Enquanto isso, o jornal Fukuda acusou Nelson, segurando as meninas contra a sua vontade ; Nelson nega a acusação e arquivos de um libelo de processo contra o jornal. Enquanto isso, o ovo ilha para revelar uma gigantesca lagarta , que começa a nadar o Oceano Pacífico em direção ao Japão. A lagarta destrói um navio de cruzeiro e sobrevive a um napalm ataque em um caminho direto para Tóquio. A Embaixada Rolisican, no entanto, defende os direitos de propriedade de Nelson sobre as meninas, ignorando qualquer ligação com o monstro.
Mothra finalmente chega no continente japonês, impermeável à barragem de armas dirigidas a ele, em última análise, a construção de um casulo nas ruínas da Torre de Tóquio . O sentimento público se volta contra Nelson, e ele é obrigado a liberar as meninas. Ele foge incógnito para Rolisica, onde Mothra, recém-nascidos em uma imago forma, imediatamente retoma sua pesquisa.Polícia vasculhar Nova Kirk cidade de Nelson, como Mothra devasta a metrópole. Em última análise, Nelson é morto em um tiroteio com a polícia, e as meninas são atribuídos aos cuidados de Chujo. Sinos da igreja começam a tocar, e sol ilumina a cruz no topo da torre com feixes radiantes, lembrando Chujo e Hanamura de única Mothra do símbolo e das vozes das meninas.Sucessos Chujo sobre uma nova maneira de atrair Mothra para um aeroporto pista . As meninas são devolvidos entre saudações de "Sayonara", e Mothra voa de volta para Ilha infantil.

editar ]Produção

Baseado no romance As Fadas luminosos e Mothra , esta adaptação foi escrita por Shinichi Sekizawa , que apresentou o seu primeiro projecto de proposta em 1960. Vagamente intitulado The Thing monstro gigante, este conceito inicial contou com uma raça de mulheres minúsculos ao lado monstro gigante do filme. Um nome para as fadas não foi especificado nesta primeira proposta, como aparentemente ainda nesta fase inicial Sekizawa estava pensando em uma mudança de nome de seu título original dos Airenas do livro.
Em uma reviravolta incomum de eventos, um outro projecto de proposta foi apresentada pouco depois. Reintitulada Monstro gigante Mothra , esta segunda proposta ram o conceito mais, dando as mulheres pequenas o nome das "fadas Pichi" enquanto que cinco citando seria visto ao longo do filme. O tamanho das Fadas Pichi foi declarado como sendo 60 centímetros, mostrando um nível de detalhe estranho a este respeito por um projecto de proposta. Para referência, que teria sido mais ou menos o dobro do tamanho do Shobijin. A idéia era visto como um vencedor, como uma mais aprofundados roteiro foi finalmente comissionados.
Em 1960, o primeiro roteiro para a produção foi concluída, e foi acompanhado por um storyboard para ajudar a relacionar o conceito. O storyboard, famoso por mostrar uma interpretação bastante assustador de Mothra, exibidos uma série de conceitos diferentes em relação ao final do filme, incluindo Mothra quadratura off com um esquadrão de jatos e também a construção de um casulo no Prédio da Dieta, um conceito que acabaria por voltar em Godzilla vs Mothra (1992). Um monte de este estava prestes a mudar, porém, com a assinatura de dois cantores populares para o projeto.
Em 14 de janeiro de 1961, o segundo projecto de monstro gigante Mothra foi submetido. Desde o primeiro esboço, o dueto cantando o amendoim (Emi e Yumi Ito) tinha sido anexado à produção. Vendo uma idéia muito lucrativo na tomada, o papel de fadas foi alterada apenas para a do duo de canto, enquanto o seu nome também foi alterado para o Shobijin. O conceito seria alterada ainda mais por Sekizawa, como uma terceira versão do roteiro foi apresentado em 05 de fevereiro do mesmo ano. A produção do filme já estava em pleno andamento, embora o nome do monstro gigante Mothra enforcado em torno de um bom tempo, mesmo sendo usado em cartazes antecedência antes de ser encurtado para Mothra (1961) para sua versão final.
O clímax original para Mothra era totalmente diferente do que terminou na impressão final. Originalmente, Nelson e seu grupo planejava seqüestrar Shinji Chujo por um longo período de tempo, em vez de deixar ele amarrado como eles fugiram do país. Em vez disso, eles levaram o menino em um avião particular que tentaram fugir, só para bater acidentalmente perto de uma montanha.Enquanto isso, os heróis do filme estão em busca perto, tendo trazido ao longo das autoridades para ajudar a salvar o menino. Tudo isso ocorre enquanto Mothra ainda está em seu casulo, o que significa que Fukuda e os outros não foram originalmente planejadas para testemunhar o nascimento de forma Mothra do Imago. Em vez disso, dar caça a Nelson como Mothra se liberta após o ataque atômico Ray Gun. Ela então voa imediatamente para a montanha e Nelson mata e volta para a ilha infantil com Shobijin.
É difícil dizer o quanto o clímax original foi terminado antes de ser cortada, mas há uma série de fotografias de produção a preto e branco que mostram que a montanha seqüência de perseguição foi filmada, pelo menos em parte, no entanto, não há fotos foram vistas do história embarcou seqüência relativa ao acidente de avião que teria ocorrido pouco antes.

editar ]Temas

Mothra foi o primeiro do eiga kaiju para distanciar-se do gênero de horror . Ao contrário de Godzilla (1954), Godzilla Raids Novamente (1955), e Rodan (1956), temática e visualmente filmes mais sombrios cheios de alegorias e de cenas de morte, Mothra é vibrante, colorido, e às vezes jovial. Mesmo as cenas de destruição em Mothra são representadas com um ar de fantasia: sim ao contrário automóveis reais, carros e caminhões presos em rajadas Mothra são atiradas e saltou sobre a paisagem urbana de Nova Kirk como folhas em um dust devil .
Como Mothra daikaiju é atribuído um nível sem precedentes de personalidade, imbuídos como guardião da shobijin com lealdade e nobreza. O filme termina com a morte não Mothra ou incapacidade, mas com seu sucesso em recuperar o shobijin e retornando - em paz e em bons termos com o Japão - para a Ilha infantil. O verdadeiro antagonista da película é em vez disso o voraz sensationalist Clark Nelson, cujo papel se presta a interpretação ampla. Fukuda descreve-o como um "negociante de arte", do tipo sites que invadem históricos para riquezas. O filme foi concebido e lançado no início do milagre do pós-guerra da economia japonesa , em meio a liberalização do negócio a partir de regulamentação do governo; colocando um ( Occidentalcapitalista) em um papel tão vilão, o filme propõe uma forte crítica do modelo ocidental do capitalismo em si.
O final do filme alude fortemente para o cristianismo : Símbolo Mothra é revelada a ter uma semelhança com a cruz cristã , embora mais especificamente se assemelha a cruz celta e sua imagem, junto com o som de toque sinos da igreja , é usada para convocar Mothra e mostrar-lhe onde pousar. Notavelmente, enquanto que a propagação do capitalismo ocidental é a culpa por ataque destrutivo Mothra, é religião ocidental que apazigua-lo.

editar ]Rolisica

O país fictício no filme é claramente um substituto para a América. Rolisica é um amálgama de ambos América e Rússia ( URSS na época). A capital, Nova Kirk City, que ataca partes Mothra, uma estranha semelhança com o de Nova York, especificamente em seu horizonte de Manhattan-like. O povo de Rolisica estão claramente codificados como os americanos, alguns foram interpretados por atores turcos. O bairro onde Nelson é morto parece ter uma Ortodoxa ambiente, semelhante ao da Rússia, na versão japonesa, dois padres, um claramente ortodoxo comentário, que as pessoas só podem rezar para que Mothra não vai destruí-los. Os sinos da igreja começam a tocar imediatamente após este discurso. A bandeira Rolisican exibe uma lua crescente grande e pequena estrela, refletindo a bandeira da República Islâmica , bem como a foice da União Soviética. Roliscan uniformes militares, vistas em breve, quando os militares Roliscan empresta Japão uma arma para derrotar Mothra, se assemelham às do militar soviética.
Os fosco cenas que mostram civis Rolisican olhando Mothra no céu foram filmadas em Los Angeles , Califórnia. Toho tinha feito algumas filmagens lá no início de 1961 e as filmagens adicionado em Mothra .

editar ]lançamento EUA

Cartão de lobby para a liberação de 1.962 EUA Mothra
Mothra foi lançado nos Estados Unidos em maio de 1962, um duplo conta com Os Três Patetas em Órbita . Filme Weiler AH crítico no The New York Times deu ao filme uma revisão geral positiva, destacando a cor e efeitos especiais para louvor. "Há essa cor tão bonita quanto pode ser, que de vez em quando fere o olho com alguns panoramas genuinamente artísticas e projetos de decoração."
Alguns pontos da trama, também, foram favoravelmente mencionado: "Fantástico embora o enredo pode ser, há alguns momentos genuinamente penetrantes, como o contraste do terror se aproximando e os pacientes, prateado-vozes pequenos 'bonecas', serenamente à espera de socorro Vários. dos tiros efeitos especiais são brilhantes, como a visão de um filhote casulo gigante contra uma grande cidade da torre da estação de poder "(na realidade, era a Torre de Tóquio , um marco torre de transmissão). O filme foi editado também a remoção de cerca de 10 minutos da versão original em japonês para o seu lançamento na América em 90 minutos.

editar ]Elenco

editar ]créditos adicionais

  • Eiji Tsuburaya-efeitos especiais
  • Teruyoshi Nakano-assistente de diretor de efeitos especiais
  • Akira Watanabe-Especial diretor de arte de efeitos
  • Yukio fotografia Manoda-óptico especial
  • Teisho fotografia Arikawa efeitos
  • Hiroshi Mukoyama-mate tiros
  • Samaji Nonagase-chefe assistente de direção

editar ]lançamento do DVD

Columbia TriStar (Sony)

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